DIY

LightBox DIY

light-box-destaque

Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos principais incentivos para a elaboração deste projeto FOTO GURU era o de colocar em prática, e mostrar, a criação de soluções DIY (Do It Yourself – faça você mesmo) para a área da fotografia. Como sabemos é um hobby caro, que necessita de alguma estabilidade financeira para poder ser encarado de uma forma mais séria. Contudo, não devemos deixar nada por fazer, principalmente se queremos realmente atingir um determinado resultado.

A título pessoal, surgiu recentemente a possibilidade de fazer alguma fotografia de produto para uma marca de roupa e calçado de criança. Nesse sentido, o objetivo seria tirar fotografias do material “sem fundo” ou com um fundo neutro. Assim, a ideia da lightbox, ideia que já tinha tido anteriormente, ressurgiu dando azo a que venha a ser o primeiro projeto DIY para o ano de 2016.

A par da fotografia nutro um especial gosto pelos “trabalhos manuais”. Assim, e com o surgimento de uma grande marca sueca – a IKEA – abriu-se toda uma gama de opções para personalizar uma série de acessórios para diversas áreas, incluindo a fotografia. Verão que, grande parte dos projetos de DIY aqui apresentados terão uma forte componente “viking“, fruto da pluralidade e da versatilidade dos materiais.

Dizem que o português é desenrascado, mas não é só em Portugal que se vêem obras primas do desenrascanso ou da personalização por necessidade. Um dos principais sites – eu chamar-lhe-ia “site-acessório” – sobre o IKE chama-se “IKEA Hackers” que tem uma base infindável de projetos de personalização por áreas (físicas, divisões da casa) ou de interesse (tal como a fotografia).

O projeto que tenciono seguir data de 28 de fevereiro de 2012 e utiliza o seguinte material (preços atualizados à data de edição deste artigo):

2x Saco para roupa SKUBB (branco) – ref. 302.240.46 – Preço: 9,99€ /un
1x Sistema de iluminação LED DIODER (4 peças) – ref. 601.165.40 – Preço: 25€ /un (opcional)
Pano branco
Tesoura
Fita cola ou outra fita adesiva

 

1. Uma vez que os sacos SKUBB têm pouca profundidade, o objetivo é juntar os dois sacos para aumentar a área utilizável. Para tal, é necessário cortar as duas faces maiores de um dos sacos (o que vai ficar á frente) e uma das faces no saco que vai ficar atrás, criando um túnel e aumentando a área como pretendido.

2. Una os dois sacos e prenda-os com fita adesiva de modo a que fiquem juntos um ao outro. Caso prefira, pode utilizar molas ou outro utensílio doméstico que cumpra a mesma função.

3. Coloque o pano dentro da lightbox, prendendo-o em cima, nas costas, e deixando-o cair suavemente até à frente. Lembre-se que para eliminar todas as quebras, na junção das costas com o fundo, o pano deverá fazer uma ligeira curva, sendo portanto um pouco mais curto que a soma das medidas das costas + fundo. A imagem seguinte, não sendo a do projeto, ajuda a perceber como colocar o pano.

light-box-background

 

4. O projeto original contempla a utilização de dois candeeiros de pé, fora da estrutura, para eliminar sombras no objeto. Contudo, num outro projeto fotográfico, também do IKEA Hackers, propõem-se a utilização dos LEDs DIODER que, colados nas 4 arestas superiores iluminam o objeto e eliminam as sombras existentes. O produto final é o seguinte:

ikea-light-box

 

Espero que a dica tenha sido tão útil para vocês como foi para mim, na perspetiva que me permitiu reduzir os custos de obtenção de uma solução profissional que não traz qualquer benefício prático ao produto final.

Outros materiais poderão ser usados na elaboração de um projeto caseiro para uma lightbox como caixotes de cartão. Consultem a internet, nomeadamente o youtube, por “lightbox DIY“.

Caso tenham alguma questão ou projeto que gostassem de ver abordado nesta categoria, não hesitem em contactar.

 


Artigos que podem interessar

1 Comentário

Deixe um Comentário

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia