GUIAS RÁPIDOS

Light Painting (II)


Tempo de Leitura: 1 minuto

Ficou dito no artigo anterior – Light Painting (I) – que esta técnica não se cinge apenas a uma vertente puramente criativa.  Na realidade, o Light Painting é mais do que somente uma técnica, é também uma ferramenta…

Na fotografia noturna, as diferenças de luz podem revelar-se uma entrave para uma fotografia com qualidade. Se iluminamos o objeto pretendido, o fundo poderá ficar muito claro escondendo aquelas nuvens carregadas que se avistam no horizonte (por exemplo); mas para mostrarmos as mesmas nuvens, o nosso objeto fica escuro, só com a silhueta…

Captura de Tela 2015-10-29 às 15.57.31

Configuração para captar o “cenário”

Captura de Tela 2015-10-29 às 15.58.01

Configuração para captar o “objeto”

Uma das soluções poderia ser a dupla exposição… Uma fotografia com enfoque no cenário, outra no objeto e, com recurso a ferramentas informáticas e de tratamento e manipulação de imagem, proceder à montagem da fotografia final. Outra solução, a que aqui se pretende apresentar, utiliza o light painting como a ferramenta ideal.

À semelhança do que acontece no light painting “criativo”, aqui deve jogar-se com períodos longos de exposição. Acertam-se as configurações para captar o meio envolvente, deixando o objeto principal para segundo plano (em termos de importância)… Considerando um tempo de exposição grande (é necessário perceber a ordem de grandeza que se trata, tendo consciência que varia de caso para caso), e com recurso a uma lanterna ou um foco, vamos “pintando” o objeto principal com “pinceladas de luz”.

Captura de Tela 2015-10-29 às 16.04.59

imagem final

Uma vez que o tempo de exposição é (relativamente) grande e que a fotografia “vive” da luz, será essa a informação que ficará retida no produto final. É importante considerar que, ainda assim, para não aparecermos na fotografia devemos proceder à “pintura” em movimento, caso contrário, o facto de nos mantermos no mesmo local, vamos se captados como elemento participante do cenário (e não queremos isso)…

 

Vejam aqui alguns trabalhos incríveis com light painting…

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia