GUIAS RÁPIDOS

Light painting (I)


Tempo de Leitura: 2 minutos

Light painting, ou pintura com luz, é um dos projetos mais queridos dentro da fotografia noturna. O conceito é simples e o efeito ainda mais engraçado. Imaginem uma paisagem, ou um cenário, escuro e algo (desenho ou palavras) desenhadas no ar, como que se de lâmpadas se tratasse…

lightpainting_hibbert_car

fotografia de Christopher Hibbert

Aqui, mais do que em qualquer outro tipo de fotografia, a imaginação é a palavra chave. Consideremos que existe uma tela em branco (preto, para ser mais exato) e que temos todas as ferramentas necessárias (uma simples lanterna ou um ponto de luz) para desenhar…

Fotografia de Priscilla Reichard

Fotografia de Priscilla Reichard

Neste simples conceito existem duas partes importantes: a câmara e o “artista”. Do lado da câmara as configurações devem ser cautelosamente escolhidas para que a imagem apresente o efeito desejado. O tempo de exposição deverá ser o suficiente para a realização do desenho e o ISO deve ser baixo (100 ou 200) para captar apenas os rastos de luz e não o artista. Do outro lado da “barricada”, o “artista” deverá estar vestido de escuro para se confundir com o fundo, ter alguma destreza nos movimentos, ter consciência do que pretende fazer e … fazê-lo ao contrário…

Considerando que vamos escrever uma palavra e que o “artista” está de frente para a câmara, para que se consiga ler corretamente, devemos utilizar o “efeito ambulância”. O “efeito ambulância” é quando, para lermos “ambulância” corretamente através de retrovisor do carro, na realidade se formos a ver in loco, a palavra está escrita ao contrário. O conceito é o mesmo…

Depois é só … experimentar! Perceber se o tempo de exposição é o suficiente para o desenho pretendido… Jogar e brincar com as configurações da câmara. Um dos utensílios utilizados para desenhar no escuro são tochas incandescentes. Neste caso, tenham cuidado para se protegerem contra queimaduras, e não se esqueçam de usar carapuço por causa do cabelo/cabeça.

Fotografia de Jason D. Page

Fotografia de Jason D. Page

Na realidade light painting é mais do que isto… mas para já fiquemos com a vertente mais criativa.

Já experimentaram o light painting? Partilhem as vossas fotos nos comentários e no facebook. Obrigado e boas fotos.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia