OPINIÃO

Jimmy P e a “Essência” do improviso

jimmyP-essencia

Tempo de Leitura: 3 minutos

Essência é o terceiro álbum de originais de Joel Plácido, mais conhecido como Jimmy P. Este álbum foi apresentado aos fãs no mítico HardClub, agora no Mercado Ferreira Borges (no Porto) e a FOTO GURU em parceria com o blog Mundo de Músicas esteve presente.

O grande objetivo era experimentar a lente TAMRON que vamos ter para testes e review e aproveitar e fazer uma sessão fotográfica também com o Huawei Mate 8 que temos em nossa posse. Tudo estava a correr de feição quando percebemos que a lente não chegaria a tempo para o evento… Havia de improvisar!

Como tenho um corpo de uma Canon 6D, máquina tinha, mas faltava o resto – a lente. Desde que mudei para Full Frame tenho andado a fotografar com objetivas emprestadas, como tive já oportunidade de referir anteriormente. Contudo, ainda tenho a minha velha Canon 1000D que vai fazendo algum trabalho extra. Devendo já estar reformada, levou uma objetiva SIGMA 10mm 2.8 Fisheye HSM, não fosse o diabo tecê-las. Na 6D coloquei uma objetiva Canon 50mm 1.8.

Chegando ao local, fui levantar a credencial de imprensa e dirigi-me para a sala. Tinha entretanto (por força de ter uma relação próxima, familiar, com um dos músicos) conseguido que me fizessem um upgrade à credencial, tendo passado a ter acesso ao fosso. O fosso é uma área reservada para alguns fotógrafos. Assim, iria estar em pé de igualdade com os outros, os Prós, sendo que teria também a possibilidade de entrar e sair quando quisesse, podendo fotografar igualmente do meio da sala, junto ao público.

JimmyP-essencia-Credencial

Credencial de Imprensa Jimmy P

Não conhecia a sala e tinham-me dito que conseguia fotografar o concerto com a 50mm, sem qualquer problema. O que não me tinham dito é que essa informação seria válida para um posicionamento central, no meio da sala de espetáculos, junto da mesa de mistura. Uma vez no fosso, de pouco me serviria a 50mm. Mas tinha de ser! Era o material que tinha comigo.

O espetáculo começou com Fábia Maia, que não conhecia, e passou para Jepê que é um músico já acostumado a acompanhar Jimmy P. Não vou discutir as performances, mas o certo é que fiquei até ao fim!

Dentro e fora, no fosso ou no público, lá me fui misturando e aproveitando os dois primeiros intérpretes para afinar as configurações das máquinas. Uma vez que não estava preparado para estes imprevistos, tinha de minimizar erros.

Então, no fosso, usava a 50mm para fazer fotos dos músicos que ficaram em segunda fila e alguns planos médios do vocalista, quando queria fazer uma fotografia mais abrangente, usava a olho de peixe. A 1000D já deixou de servir! Com muita pena minha, depois de me habituar à 6D, usar a velha 1000D é como voltar a ver “Os Soldados da Fortuna” dos anos 80… já não dá pica!! Mas cumpriu o seu propósito. Cheia de vícios, lá foi um anjo da guarda para algumas situações mais aflitivas.

Fora da área restrita, ora com uma ou com outra, lá fui recolhendo imagens do ambiente que se vivia. Parece que começa a ser normal assistirem-se concertos ao vivo, através de um ecrã de um smartphone, dado a quantidade de aparelhómetros no ar a gravar cada música que a banda tocava. Pessoalmente aproveitava a onda para tirar o Huawei Mate 8 do bolso e juntar-me, mas mal me viam com duas câmaras fotográficas ao ombro, insultavam-me mentalmente; eu sentia!

Assim, aqui fica a essência do que aconteceu no passado dia 8 de Abril de 2016 no HardClub. “Essência” não só pelo nome do álbum, mas pela adaptação forçada a que me vi forçado.

Todas as fotografias sofreram a respetiva pós produção, com exceção às tiradas com o Huawei Mate 8, por razões óbvias de análise de qualidade. Fiquem com a galeria:

Como referi no início, esta foi uma ação (a primeira de muitas, espera-se) concertada entre a FOTO GURU e o site Mundo de Músicas. Espera-se brevemente um artigo, mais vocacionado para a área musica, pelo próprio blog, com as fotografias da FOTO GURU.

Certo é que, à data de elaboração deste artigo, duas fotos da FOTO GURU fazia fervor no Instagram da banda

JimmyP-essencia-insta

Fotografia FOTO GURU no Instagram do Jimmy P

 

JimmyP-essencia-insta

Fotografia FOTO GURU no Instagram do Jimmy P

 

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia