Blog GUIAS RÁPIDOS SMARTPHOTO

Imprimir as fotografias diretamente do smartphone


Tempo de Leitura: 3 minutos

A portabilidade é um fator de luxo. Considerando que podemos ter toda a comodidade, em qualquer lado, o preço a pagar é consideravelmente superior. Ainda assim, é preferível estar prevenido; não vá ser preciso. É por isso que surgem dispositivos que servem (já) para imprimir as fotografias diretamente do smartphone.

Quantas vezes estamos entre amigos, tiramos uma fotografia com o smartphone e prometemos enviar para eles. O problema é que o momento passa, nós não enviamos e eles ficam sem a fotografia. Quantas vezes pensamos que daria jeito poder imprimir diretamente do telemóvel?

Pois bem, o conceito não é novo e já existem no mercado alguns produtos especificamente criados para esse fim. Há várias marcas e modelos, mas com a entrada das mais conhecidas é que a coisa fica um pouco mais “sustentada”. Enquanto temos as ditas “marcas chinesas” podemos considerar a opção, mas ficamos sempre de pé atrás. Com o aparecimento da FUJIFILM e da HP, entre outras, na gama de impressoras para smartphones, ficamos mais tranquilos.

Instax Share SP-2

Como referi há várias marcas e vários modelos. A FUJIFILM, por exemplo, um modelo que no parece suficientemente bom para a utilização diária. A Instax Share SP-2 é uma impressora portátil, facilmente transportável e transversal a sistemas operativos. Tanto funciona com iOS como com Android. Mas vai mais longe… Desde que a máquina fotográfica tenha ligação por Wifi, é possível imprimir diretamente da nossa DSLR. Quanto aos consumíveis, são as tradicionais cassetes que já temos de comprar para a nossa InstaxMini (caso tenhamos; nós temos!).

imprimir-pelo-smartphone

Fonte: FUJIFILM

Prynt Pocket

Menos universal, mas provavelmente mais “jeitosa” será a nova Prynt Pocket. Este produto não é mais do que um módulo que se acrescenta/liga ao iPhone e passa a fazer parte da configuração. O sistema de configuração é igualmente por cassetes de folhas que se substituem facilmente.

 

imprimir-prlo-iphone

Fonte: Prynt Pocket

 

O único senão desta impressora é a sua não universalidade. Desenvolvida especialmente para o iPhone ( para os modelos com carregador Tipo C) deixa de fora os iPhones anteriores bem como tudo que seja Android.

HP SProcket

A Hewlett-Packard é provavelmente a marca mais conhecida de impressora. Se queremos imprimir uma fotografia é normal que tentemos recorrer às marcas que têm mais experiência nesse campo. Para não perder o ritmo, também a HP criou uma impressora para smartphone. Funciona isoladamente do dispositivo, tal como a instax, e é também transversal aos diferentes sistemas operativos (iOS, Android).

Esta impressora anuncia-se com um sistema de impressão sem recurso a tinta e as folhas para impressão têm um verso autocolante. Assim, torna-se mais fácil para quem quer mostrar a fotografia ao “mundo”.

Liga-se ao smartphone por bluetooth e permite imprimir diretamente da galeria fotográfica (com recurso a um programa próprio, obviamente). Ainda assim, vai mais longe. Permite a ligação às principais redes sociais como Facebook e Instagram, e permite que possamos imprimir a partir das nossas memórias.

 

imprimir-pelo-smartphone

Fonte: Hewlett Packard

 

Os preços rondam os 150€/200€. Se considerarmos que os preços até nem são muito diferentes, resta-nos escolher o produto cujos consumíveis fiquem mais em conta. As impressoras estão à venda nas principais lojas da especialidade e nas grandes superfícies.


Artigos que podem interessar

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia