Blog DIY GUIAS RÁPIDOS

Gravidade Zero: como suspender objetos no ar?


Tempo de Leitura: 3 minutos

Os filmes sobre o espaço ensinam-nos muitas coisas. Uma delas é que, lá em cima, tudo flutua… A Gravidade Zero é a responsável pela suspensão de objetos. Mas como usá-la na Terra? Como fazer com que os objetos que queremos fotografar levitem?

Já aqui ensinamos a fotografar pessoas no ar. A levitação foi tema para um artigo anterior. Mas se, por um lado temos de usar artefactos para fotografar pessoas no ar, no que respeita a objetos tudo pode ser mais fácil.  Obviamente que tudo depende dos objetos que estivermos a fotografar e do peso que eles tenham. Ainda assim, e contrariamente à levitação de pessoas, usar gravidade zero em objetos pode exigir apenas uma única fotografia.

 

 

Esta técnica é muito usada na fotografia, não só de produto, como de comida. Com esta nova moda de apresentar pratos, a gravidade pode fazer a diferença. Salta à vista, dá dinâmica e mistério. Se falarmos em produtos que nos criem a sensação de leveza, a gravidade zero é a melhor forma de fotografar. Mas então como se faz?

A Execução

O processo é demorado e exige um grande investimento, não só de tempo como também um investimento financeiro. São precisos produtos que apenas se encontram em lojas raras, quase inexistentes e que… Esqueçam! Para fotografar algo semelhante à fotografia anterior são apenas necessários dois requisitos: imaginação e fio de pesca. Mais uma vez alerto para o peso do produto que poderá alterar as necessidades. Mais, … obviamente que deveremos considerar um local iluminado, limpo e que esteja relacionado com a mensagem a passar. O material fotográfico é, obviamente, um fator obrigatório pelo que nem vamos referir isso.

Quanto mais fino for o fio de pesca, mais fácil é “escondê-lo”, pois torna-se impercetível. Por outro lado, quanto mais fino for, menos peso aguenta. O desafio é arranjar um ponto de equilíbrio entre estas duas variáveis. Devemos então usar um pau, um varão, um qualquer artefacto que ficará acima do produto, mas longe da câmara.

 

gravidade-zero-sapato

 

O site tutsplus, de onde foi retirada esta fotografia, exemplifica como aplicar gravidade zero a um sapato. Aqui podemos ver uma vara de ferro ou aço, bem como o fio de pesca. Na fotografia final apenas aparecerá o sapato… graças à iluminação. Através de jogos de luzes, ou melhor, do correto posicionamento da luz, o fio torna-se invisível. Quanto ao varão e à mola, .. bem, essas ficam cortadas, não se vêem.

O processo, caso não fique bem à primeira, deverá ser repetido as vezes que forem consideradas necessárias. Caso vos pareça que tudo ficou bem e, posteriormente no computador, percebam que alguma não correu como esperado, deverão considerar a possibilidade de usar os métodos descritos no artigo sobre a levitação (que já publicamos).

Dúvidas? Alguma coisa não correu como esperado? Contem-nos tudo! Partilhem, se quiserem, os vossos trabalhos.


Artigos que podem interessar

1 Comentário

Deixe um Comentário