Blog OPINIÃO

Fotografar sem câmara: Um futuro assustador, mas possível

Fotografar sem câmara: um futuro assustador

Tempo de Leitura: 2 minutos

Fotografar sem câmara pode parecer algo deveras estranho e impossível. Contudo, devido à Inteligência Artificial, é uma realidade cada vez mais … possível!

Nunca ninguém pensou ser possível ter uma câmara digital! Nunca ninguém pensou ser possível acabar com o rolo (fotográfico)! Ter um telemóvel era coisa de filmes de ficção científica; quanto mais ter um telemóvel que pudesse tirar fotografias…. Fotografar sem câmara é algo que não nos passa sequer pela cabeça, mas é um futuro que se aproxima a passos largos.

O mundo muda por culpa da tecnologia. Se por um lado, casos há em que esta nos traz benefícios, é normal que nos venha a trazer dissabores. No que respeita à fotografia, a evolução trouxe-nos uma melhor qualidade de imagem, passível de ser executada em situações (e locais) impensáveis. … E agora vai-nos tirar isso tudo!

Segundo a publicação The Verge, o futuro é trágico para a fotografia conforme a conhecemos Hoje. Acabar-se-ão as câmaras fotográficas, as “condições ideais” para a prática fotográfica, pois o futuro é fotografar sem câmara.

Se pensarmos bem, a Inteligência Artificial já é utilizada na fotografia. Para quem, como nós, gosta de arranjar as fotografias antes de as “dar como concluídas”, existem ferramentas excepcionais, que são fruto dessa mesma IA (Inteligência Artificial). No exemplo que vemos no video disponível no artigo do The Verge, constatamos a existência de uma funcionalidade que, até à bem pouco tempo, era impensável. O Content Aware existente, por exemplo, no Adobe Photoshop acaba por ser uma forma de criar algo que não existe, neste caso através da remoção de elementos que “estão a mais”.

Certo é que o The Verge diz algo do género… Num futuro próximo ser-nos-á possível fotografar sem sequer estarmos no local. Deveremos ser capazes de escolher uma paisagem, ter todos os elementos necessários à composição da fotografia (pessoas, objetos, etc.) e vamos ser capazes de fotografar sem câmara.

Se os puristas já não admitem a manipulação de imagens, o que lhes acontecerá quando este dia chegar? É assustador? Não é que daqui venha um grande mal ao mundo, mas certamente haverão mais casos de pessoas que estarão onde nunca foram.

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia