Blog IMPRENSA

Exodus, em Aveiro?! Brutal… Querem saber mais?


Tempo de Leitura: 4 minutos

Portugal está na mó de cima. Somos bons no futebol, no Festival da Eurovisão e, … na Fotografia. Temos um dos melhores fotógrafos de “Abandonados” e o melhor fotógrafo de Viagens do mundo. Vamos organizar o Exodus… Vai ser um estrondo!

O Exodus Aveiro Fest é um Festival Internacional de Fotografia e Video de Viagem e Aventura que reune alguns dos melhores fotógrafos e videógrafos desta área. É o primeiro evento do género em Portugal e pretende afirmar-se tanto nível nacional, como a nível internacional, com novas edições e a concentração de grandes nomes todos os anos. A organização é composta por três fotógrafos nacionais (Bernardo Conde, Gonçalo Figueiredo e Pedro Cerqueira), através da Gravity Motion, uma associação cultural sem fins lucrativos, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, e apoios da Red Bull, Lexus Portugal, Nomad – Viagem Aventura, Hotel Meliã Ria, Diário de Aveiro, Comunidade Cultura e Arte, Olhares, Jornal Destinos e Associação de Marketing de Aveiro.

O Festival vai-se realizar durante os dias 1, 2 e 3 de Dezembro no Centro de Congressos de Aveiro, com exposições fotográficas, Speaking Sessions, Travel Talks, Masterclasses, Actividades de Enriquecimento Criativo, Feira de Usados, Stands de Apresentação de Novas Tecnologias, Late Night Sessions (convívio nocturno) e muitas oportunidades para Networking.

No centro das atenções vão estar dez personalidades do mundo da fotografia e vídeo de viagem e aventura, que se vão deslocar a Aveiro para apresentar, ensinar e inspirar outros viajantes e criativos a ver o mundo com olhos diferentes. Vêm de várias partes do mundo, incluíndo Portugal, e trabalham regularmente com organizações e empresas como a National Geographic, Discovery Channel, Time Magazine, Red Bull, entre muitas outras. Prometem partilhar com o público presente imagens e vídeos de expedições aos lugares mais remotos do planeta, com histórias de provação e desafios radicais, impossíveis de imaginar. Mas trazem também a humanidade e a ligação umbilical que nos liga à Terra e aos animais, quebrando velhos preconceitos e abrindo novos horizontes. Vão ensinar a ver, a perceber e a assimilar, e depois vão ensinar a captar e a eternizar.

Nomes dos artistas convidados:

Elia Locardi (Embaixador da FujiFilm – www.elialocardi.com)
Shams (Videógrafo da RedBull e da DJI – www.shams.fr)
GMB Akash (World Press Photo e Travel Photographer of the Year – www.gmb-akash.com)
Ami Vitale (National Geographic e Embaixadora da Nikon – www.amivitale.com)
Pete McBride (National Geographic – www.petemcbride.com)
Mário Cruz (World Press Photo e Magnum Under 30 – www.mario-cruz.com)
Michael Clark (20th Century Fox – www.michaelclarkphoto.com)
Konsta Punkka (500px.com/kpunkka)
Jody MacDonald (National Geographic – www.jodymacdonaldphotography.com)
Oliver Astrologo (www.oliverastrologo.com)

O programa do evento vai ter o seguinte alinhamento:

Sexta-feira (dia 1 de Dezembro) será feita a recepção aos convidados logo pela manhã, com um Porto de honra, e a inauguração das exposições fotográficas, explicadas pelos seus autores. A grande abertura do festival tem lugar às 14h30, seguida do primeiro dia de Speaking Sessions, 5 ao todo (Ami Vitale, Mário Cruz, Konsta Punkka, Jody MacDonald e Pete McBride), intercaladas por Travel Talks de viajantes profissionais durante os Coffee Breaks. Após o jantar, dar-se-á início às Late Night Sessions, com música ao vivo e momentos de convívio.

Sábado começa logo pela manhã com as Red Bull Media Sessions, com vídeos impressionantes do Universo Red Bull, e a participação de um convidado especial patrocinado pela Red Bull. Entre as 12h00 e as 13h00 haverá um espaço dedicado a uma feirinha de equipamento usado e depois do almoço, às 15h00, dá-se início ao segundo bloco de Speaking Sessions (Michael Clark, Shams, GMB Akash, Oliver Astrologo e Elia Locardi). À noite, voltam as Late Night Sessions, com mais momentos de convívio e networking criativo.

Domingo é o dia das Masterclasses, com 3 masters durante a manhã (Ami Vitale, Pete McBride e Elia Locardi) e 3 masters à tarde (GMB Akash, Michael Clark e Oliver Astrologo).

Nos cinco dias seguintes ao evento (4, 5, 6, 7 e 8 de Dezembro) os artistas convidados vão participar numa Road Trip por alguns dos locais mais representativos de Portugal. O objectivo é apresentar o país a este grupo selecto de embaixadores, promovendo assim um canal excepcional de divulgação e promoção da riqueza geográfica e cultural de Portugal. Durante a Road Trip, que será composta por 7 viaturas cedidas pela Lexus, numa condução em caravana, será feito um registo videográfico de toda a viagem, e disponibilizados todos os recursos e oportunidades para que os convidados apresentem, através da sua experiência e excelência criativa, Portugal como nunca antes foi visto. Uma selecção das imagens capturadas será posteriormente exposta ao público.

Enquanto associação sem fins lucrativos, o Exodus Aveiro Fest tem também uma componente ambiental e humanitária, revertendo todos os lucros para programas de sensibilização, divulgação e apoio de causas solidárias. O Exodus Causes, criado para o efeito, utiliza o know how da equipa organizadora do Exodus, e reúne um grupo composto por fotógrafos, designers e videógrafos, na criação de documentários e campanhas de ajuda social e ambiental.

O website oficial do evento está online desde o dia 18 de Abril de 2017, e pode ser consultado através do link: www.exodusaveirofest.com. Todas as informações sobre o evento podem ser encontradas no site, incluíndo a compra de bilhetes. Estes são vendidos em 2 modalidades, bilhetes para as Speaking Sessions que têm lugar no dia 1 e 2 de Dezembro, e bilhetes para as Masterclasses.

 

site-exodus

Homepage do Site do Festival Exodus

 

Este é o festival dos viajantes, dos exploradores, dos aventureiros, dos fotógrafos, dos videógrafos e dos sonhadores. Foi concebido para inspirar a alma, “abanar” a consciência e dar aquele empurrão estratégico no alinhamento da ideias, do conhecimento, do assumir um risco saudável e partir sem medo… partir em novas viagens, partir para ver e captar o mundo, partir para descobrir e sentir… partir para partilhar, e inspirar.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário