Blog GUIAS RÁPIDOS

Espetáculo? Prefiro os mais pequeninos e tu também vais preferir…


Tempo de Leitura: 4 minutos

A fotografia de espetáculo é uma das vertentes mais procuradas da atualidade. Contudo, o mundo anda ao contrário e corremos todos no sentido errado. Devemos parar e perceber a razão das melhores escolhas.

Tive a oportunidade de fotografar uma banda da minha infância. Inicialmente conhecidos como TAXI, os agora T4X1 voltaram-se a reunir para fazer o que de melhor sabem. Foi um espetáculo inesquecível e bastante proveitoso.

A entrada era livre, mas não queria perder a oportunidade de poder ir para o pit. O pedido de acreditação impunha-se, mesmo correndo o risco de ser negado. Os TAXI (para mim serão sempre os TAXI) são conhecidos e, mesmo parados desde 2010, ocupam um lugar confortável no panorama do rock nacional.

Todos conhecem Chiclete, Rosete, TVWC e muitos outros hits da década de 80 (mesmo tendo nascido em anos posteriores). O desejo de fotografar uma das minhas bandas preferidas impunha o contacto.

O pedido de acreditação

Não sabendo quem seria a promotora do espetáculo, a forma que encontrei de contactar a banda foi o Facebook. Eles são músicos, não trabalham com social media. Para isso têm alguém que trate das Redes Sociais e da comunicação online; foi o que aconteceu. Abri a página da banda e enviei uma mensagem.

 

Já tinha adotado esta postura no concerto de Diogo Piçarra, que veio a surtir o efeito desejado. A resposta veio em tempo útil e de forma positiva. Palavra puxa palavra e descobrimos que, eu e a pessoa responsável pelo agenciamento dos T4X1, tínhamos estudado na mesma universidade (coincidências). Mesmo sem nos conhecermos pessoalmente, o gelo estava quebrado.

O contacto não morreu, antes pelo contrário…. Houve a abertura e a possibilidade de conviver com a banda no backstage, coisa não muito comum no mundo do espetáculo.

O convívio

É normal sentirmo-nos um pouco acanhados. Não os conhecemos pessoalmente e temo-los como “seres superiores”. É verdade que há os que têm a mania que são reis, mas o certo é que no mundo da música, são poucos! De uma forma geral, o mais difícil é chegar até eles. Daí para a frente é como se já nos conhecêssemos há longos anos.

 

Partilhei o camarim. Enquanto ensaiavam/aqueciam, eu preparava o material. Uma aproximação que me permitiu algumas fotografias com reações especiais. Um sorriso, uma pose ou até mesmo a recriação de um movimento por não estar preparado… Fantástico!

As reações

Com aquela introdução e o aumento do meu núcleo de amigos, vem a publicidade. Basta que os próprios gostem para que publicitem o teu trabalho. Os músicos são bairristas, gostam de aparecer e de serem falados. No seu meio, e junto dos seus fãs, tenho tido uma recetividade acima do esperado. A fotografia de espetáculo pode não ser financeiramente viável (pelo menos em Portugal), mas projeta-nos para outro patamares.

São repetidas as frases de agradecimento por parte dos elementos da banda. Sei que gostaram tanto que usam as minhas fotos como imagem de capa dos seus perfis pessoais de Facebook.

 

A publicidade é sempre bem-vinda e, se a isso, conseguirmos juntar o prazer pessoal, tanto melhor. Ter fotografado os T4X1 trouxe uma onda de novas visitas à minha página de Facebook e uns quantos novos seguidores.

Fotografei os TAXI, bem mais pequenos do que outras bandas de renome internacional que tive a oportunidade de acompanhar. Contudo, são estes pequeninos que nos trazem o proveito. Há uma correria desenfreada em busca dos nomes mais sonantes. Pensam que o sucesso se agarra nos patamares mais altos. Solidifiquemos a nossa posição com alicerces bem estruturados e o futuro está garantido.

Eu consegui, de forma simples e direta, entrar num espetáculo que tinha tudo para ser memorável (e foi). Depois desta experiência já vieram alguns contactos para acompanhamento de outras bandas. Nem sempre o que parece desperdício de tempo, o é! Investe em ti, investe no teu futuro e lembra-te que sem trabalho nada se faz! Como consegui? Exatamente como está relatado. Experimenta… vais ver que resulta.

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia