Blog OPINIÃO

Escolhe ser o pior do grupo. É melhor para evoluir.


Tempo de Leitura: 2 minutos

A evolução é um processo natural e a aposta na formação é uma das melhores ações em que podes tomar. Ninguém gosta de ser o pior, mas ainda assim não é tão mau como possas incialmente pensar.

Pensar a médio e longo prazo faz parte do bom planeamento. O sucesso imediato é ago que não existe (por muito que te queiram convencer do contrário). Não há nada de mal em ser o pior!  Vamos por parte e desmistificar esta afirmação que prece contraditória…

Saber muito é algo que nos deixa contentes. Estar confortável é meio caminho andado para uma sessão de sucesso. Contudo, enquanto não chegamos a esse ponto, o melhor é estarmos perto de quem sabe mais do que nós.

Transmitir o conhecimento é bom e faz-nos sentir bem. Por outro lado ter a capacidade de aprendermos com quem sabe mais do que nós é uma das formas de evoluir. Estar ao mesmo nível dos restantes nivela a qualidade da aprendizagem, não obrigando a um esforço suplementar.

Pensemos então num curso de formação. Imaginemos que nos inscrevemos num curso de fotografia ou num qualquer workshop. Nesse caso, é importante puxarmos pelos “galões” da humildade e sabermos escolher o nosso parceiro.

Prefiram sempre alguém que saiba mais do que vocês. No caso de ter de criar algum trabalho conjunto, ser-vos-á mais vantajoso. Obriga-vos a evoluir, a estudar e a perceber de que forma poderão estar ao nível de corresponder com as expectativas. Por outro lado, o vosso parceiro terá de vos ajudar, ensinando-vos alguns conceitos e técnicas que vos faltem.

Não escolham  “solidificar conceitos”, mas antes entrar em áreas cinzentas,as quais nÕ dominem ou não se sintam à vontade. O medo do desconhecido e a vontade de não falhar, farão com que se apliquem e invistam no conhecimento.

Ser o pior não é mau. É apenas uma fase que rapidamente passará e da qual aprenderão uma das lições mais importantes: Se outros conseguem, vocês também conseguirão. Não queiram ser os piores, usem esse estado como uma fase transitória para a evolução.

 

Ler também

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia