ENTREVISTAS

Entrevista a RUI FREITAS


Tempo de Leitura: 1 minuto

Homem de poucas palavras, o seu trabalho fala por si. Detentor de um site/blog de Artes e Espetáculos, Rui Freitas fotografa pelo gosto à arte.

1980271_10200959739390718_1056853879_o

RUI FREITAS

www-01 fb-01

Apresentação

Sou e sempre fui meramente amador. Fotografo para mim e para os amigos.

“Toda a gente é fotógrafa..” O que achas da “concorrência” que surgiu com o boom na compra de máquinas fotográficas digitais?

Os fotógrafos continuam a ser fotógrafos e quem tira fotografias continua a ser apenas quem tira fotografias.

Usas o smartphone para fotografar? Usa-lo meramente para diversão fotográfica ou consideras a eventualidade de utilização de uma fotografia captada por smartphone num artigo ou publicação tua. Porquê?

Depende apenas da qualidade da fotografia, tanto da “chapa” propriamente dita como do objeto ou do momento fotografado.. Mas sim, não tenho quaisquer preconceitos quanto ao meio usado.

Para trabalho contratado usas apenas material profissional ou consideras a utilização de outro menos “caro”?

Não realizo trabalhos contratados

O que pensas da utilização de artefactos para atingir um mesmo resultado (ou próximo) que atingirias com equipamento mais profissional? Poderias usar essas soluções alternativas (DIY) numa base mais regular ou servem-te apenas para ocasiões pontuais?

Acho que a criatividade e a inventividade devem ser aplicadas sempre que se torne útil e à falta de melhor solução. Mais uma vez não tenho preconceitos a este nível.

O que achas das “chinesices”? Por vezes encontram-se soluções mais baratas em sites como o Ebay e semelhantes… Usarias um set de equipamento desses para um trabalho contratado?

Não realizo trabalho contratado nem estou a pensar em vir a fazê-lo, mas se o fizesse, dependeria apenas da qualidade real e efetiva do equipamento, nunca do local de fabrico nem do modo de aquisição.

Adotavas um fotógrafo amador? Queres fundamentar a tua resposta?

Adotava significa contratava? Se sim, remeto no geral para a resposta anterior, ou seja adotaria um fotógrafo de acordo com a qualidade do trabalho e a responsabilidade. Não dou qualquer importância aos títulos, mas antes aos portfólios.

És pessoa para que marca?

Nikon

Mostra-nos alguns dos teus trabalhos…


Artigos que podem interessar