Blog GUIAS RÁPIDOS OPINIÃO

E o mundo desabou! Haverá luz ao fundo do túnel?


Tempo de Leitura: 3 minutos

Fotógrafo sem equipamento é quase como ver o Cristiano Ronaldo sem bola de futebol. Não parece, à primeira vista, algo que faça muito sentido, principalmente quando apelamos ao treino. Contudo, quando assim é, há sempre uma forma de nos mantermos ativos, não é o fim do mundo…

Dos episódios mais recentes lembro que fiquei sem o meu smartphone, companheiro de largas sessões fotográficas. Ao que parece, e para além de mais uns suaves azares noutras áreas, a minha máquina fotográfica resolveu… morrer! A notícia foi encarada quase como se o mundo tivesse acabado e não houvesse amanhã.

Sem câmara fotográfica e sem o meu smartphone, o que fazer? Desistir não era uma opção e precisava de pensar numa saída para me manter ativo na fotografia. O orçamento não estica e é preciso fazer alguma ginástica para conseguir comprar ou reparar o material avariado.

Assim, lembrei-me que há muito mais no mundo da fotografia do que apenas clicar. Não há dúvida que é este o principal objetivo e o que mais gostamos de fazer. Mas ainda assim, devemos olhar para o copo “meio cheio” e não para a opção de “meio vazio“, se é que me fiz entender. Mas então o que posso eu fazer?

Aluguer

A opção de alugar material fotográfico é a saída mais fácil e imediata para quem tem trabalhos pendentes. Podemos aproveitar para testar material superior, a custos amigáveis sem termos de pagar uma fortuna, que é quando custa uma boa câmara.

Empresas como a Digital Azul ou a Fragmáticos têm sido grandes parceiras da FOTO GURU noutras ocasiões e serão essas que certamente me servirão de Final mais ou menos feliz no meio de tanta desgraça.

Portefólio

Andamos tão (pre)ocupados com as fotografias que acabamos por nos esquecermos de nos mostrarmos ao mundo. As Redes Sociais são um mal necessário e é lá que nos devemos manter ativos. Aproveita esta interrupção involuntária para dares um impulso no Facebook, Instagram e outras Redes Sociais, bem como tratares do teu site profissional.

Se ainda não tens site e queres uma opção mais barata, podes sempre seguir o nosso conselho. Caso contrário põe os pés ao caminho e cria (ou contrata um profissional que o faça) um site só teu.

Pesquisa

Outra forma de evoluir é através da pesquisa. Não somente de questões mais técnicas que requerem uma fase de experimentação, o facto de descobrires novos tipos de fotografia, novos fotógrafos e novas abordagens, podem ser benéficos para a tua evolução no mundo da fotografia.

Esta área, aliás como tantas outras, está em constante mudança e também aqui há modas que devemos consultar. Segui-las ou ignorá-las, depende apenas de nós. Mas nunca as devemos ignorar.

Edição

Não sendo uma área de preferência, há muitos fotógrafos que gostam de tratar fotografias. Podes utilizar esse teu saber e a tua sapiência para desenvolver trabalhos para outros colegas mais atarefados. Pensa pelo lado positivo…

  • Terás acesso aos trabalhos deles;
  • Manter-te-ás ativo numa área de elevada importância;
  • Continuas “falado” no mercado;
  • Ganhas dinheiro para as adversidades que tens de enfrentar (nomeadamente o pagamento dos equipamentos que estão a reparar).

 

Há muita coisa que podes fazer sem câmara fotográfica. Obviamente que não vai ser considerado como um presente de longo prazo, apenas enquanto as coisas não voltam à normalidade. Contudo, é sempre uma forma diferente para encarar o que inicialmente teria sido o “fim do mundo”.

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário