Blog OPINIÃO

Duelo de Titãs: PC ou Mac, qual escolher?


Tempo de Leitura: 3 minutos

A edição de fotografia divide paixões. Há uma legião de adeptos dos computadores Apple (Mac), mas há os que contrariam a tendência e preferem o PC. Mas qual escolher?

O tema é delicado e por muitos aspetos que cubramos, vai sempre haver um que devia ter sido abordado. Vamos resumir a nossa apresentação a 4 pontos fundamentais. A comparação tem por base a experiência de pessoal (de um amigo) que viveu estes dilemas na altura de comprar uma máquina nova. A dúvida era simples: “Comprar um PC ou um Mac?”

O importante, na altura da decisão, é perceber qual o destino e a utilização que lhe vamos dar. Obviamente que a aquisição de um computador portátil é mais custosa do que a de um desktop. Por outro lado, a vantagem que ser portátil, permite-lhe trabalhar sem restrições geográficas. Mas então qual o computador que melhor serve os nossos propósitos?

Antes de mais devemos levar em linha de conta algumas considerações… Nesta abordagem não vamos levar em qualquer consideração as questões financeiras. Não nos vamos referir a qualquer computador pela utilização especificamente do programa A ou B.  Por norma, são estas as principais razões de discórdia entre uma escolha e a outra. Por outro lado, nunca seria possível apresentar uma solução para cada “configuração” de trabalho.

Preço

Todos sabemos que os computadores denominados PCs são mais baratos que os Mac. Considerando que estamos a falar sob uma premissa de portabilidade, a utilização de um notebook é a escolha que vamos seguir. Qualquer computador “médio” é mais barato que um Macbook Pro. Assim, pelo aspeto financeiro, sem o estar a quantificar, a nossa opção recai sobre o PC.

 Entradas I/O

Se há coisa de que não sou propriamente adepto é de produtos nativos. A capacidade de agarrar utilizadores a uma tecnologia ou apetrechos que só servem um propósito é algo que nos leva, mais tarde, a gastar mais dinheiro. Tenho a vantagem (?) de trabalhar com Mac, mas considero que a construção atual dos Macbook são “anti universais”. Os novos Macbook Pro trazem apenas duas portas do tipo USB-C obrigando a que seja necessário adquirir adaptadores diversos para ligar discos externos, ratos ou até mesmo monitores. Assim, e mais um vez, a escolha recai sobre o PC.

Capacidade de Upgrade

Um computador deve durar muito tempo. Comprar uma máquina que não seja “amiga do upgrade” é quase como dar um “tiro no pé”, como se costuma dizer. Os Mac duram e duram e duram… Duram mais, em média, do que um PC pelo que ficam desatualizados mais tarde. A construção do sistema operativo leva em consideração os componentes que cada máquina tem. Assim, e por serem desenhados para a utilização específica daqueles componentes, confere-lhes um melhor aproveitamento. O Windows não. O sistema operativo de Bill Gates (sim, por para nós o Windows ainda é Bill Gates) é criado para que seja universal e sirva várias combinações de componentes distintos. Torna-se mais pesado e prejudica o funcionamento geral do computador. Ainda assim, e no caso de ser necessária uma atualização ao hardware, o PC apresenta-nos uma conta mais baixa.

Touchscreen

Não é fundamental, mas há quem goste. Dizem que estão habituados por trabalharem em tablets e que há algumas funções que lhes dão mais jeito fazer com o dedo… Gostos ou manias! Os Mac não têm nada disso… Este aspeto não seria normalmente considerado, mas uma vez que foi um dos requisitos na altura da escolha da máquina, resolvemos incluí-lo na lista.

 

Estas poderiam ser muito bem as 4 razões pelas quais deveriam escolher o PC em vez de um Macbook. Ainda assim, e como referi ser utilizador de Mac, tenho conhecimento de que este tipo de portátil também as suas vantagens (e não são assim tão poucas quanto isso). Tenho plena consciência de que nem todos estão dispostos a fazer um investimento desta envergadura, pelo que nestas 4 razões são apontados os motivos para se optar por um PC.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia