Blog INSPIRAÇÃO

Dez do Mesmo: o novo desafio fotográfico


Tempo de Leitura: 2 minutos

Podia ser um jogo de palavras, podia ser o nome de um filme. Dez do Mesmo é o nome do novo desafio fotográfico.

Quando falamos de fotografia, dizemos que a grande evolução está na prática. Quanto mais fotografarmos, melhor estamos preparados para enfrentar as diversas situações que nos são apresentadas. Para além de conhecermos melhor o nosso equipamento e o seu comportamento, o à vontade com que realizamos uma fotografia permite-nos um melhor resultado final. Dez do Mesmo é, a par de muitos outros desafios fotográficos, uma excelente oportunidade de praticar fotografia.

O conceito é simples e a sua execução também. Não tem tempo de duração, como o 365 ou o 50-50-50, que nos obriga a fotografar diariamente. É certo que, nós próprios, podemos definir uma data de início e de término. Contudo, o objetivo deste desafio é a insistência e não a continuidade.

O projeto Dez do Mesmo dita que sejam captadas Dez fotografias diferentes de um mesmo objeto. Treinando a perspetiva, os detalhes ou até outro ângulo, temos a possibilidade de treinar fotografia, mas também a procura de outros “pontos de vista”. Por vezes, basta mudar um pequeno pormenor como a profundidade de campo ou a incidência de luz, pode resultar numa imagem completamente diferente.

É um exercício simples, como referimos anteriormente, que exercita ainda a pós produção. Quando captadas através do smatphone, as Dez do Mesmo, com o auxílio de ferramentas com o Snapseed ou VSCO, temos um laboratório móvel, passível de ser usado instantaneamente. Se usada a câmara normal de fotografar, podemos usar o photoshop ou o Affinity para a edição. Não se fiquem pelas configurações básicas, mas explorem as potencialidades dos programas para uma melhor aprendizagem.

Há truques para todos os gostos. Se usarem pessoas, tentem usar adereços como roupas ou acessórios diferentes. Para as crianças, joguem com as expressões… Contem uma anedota ou façam-na rir. Depois peçam para fazerem um esforço ou uma posição mais engraçada. Rapidamente contarão com as 10 imagens que tanto procuram. Rapidamente têm uma pequena aproximação ao que pode ser uma sessão fotográfica paga.

Que mais exercícios fotográficos conhecem/praticam? Partilhem connosco as vossas ideias.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário