Blog OPINIÃO

Cor ou Preto e Branco? Qual, quando e como escolher?


Tempo de Leitura: 2 minutos

Diz-se que a fotografia a Preto e Branco é mais artística. Contudo, usar sempre este formato poderá não ser sempre vantajoso. É preciso perceber quando o devemos/podemos usar…

São inúmeras as publicações que são apresentadas a Preto e Branco, contrastando com outras “reveladas” a cor. Mas então por que razão usamos nós este formato para apresentar um trabalho ao cliente?

Por norma fotografamos a cores. Uns usam formato RAW, enquanto outros se mantêm no JPG. São questões muito pessoais que poderão trazer mais ou menos benefícios. Estão relacionadas com as capacidades do fotógrafo, mas também com as limitações das câmaras que usamos para fotografar.

O formato RAW reduz a perda de qualidade (e informação) no tratamento da imagem, mas requer mais capacidades do equipamento (bem como dos cartões de armazenamento). Já a utilização de tons monocromáticos poderão ser explicados por outros fatores.

O Preto e Branco na fotografia

Há essencialmente duas razões para usarmos o Preto e Branco, tirando quando optamos por defeito que esse será o método de fotografar. Todas elas são válidas, dependendo sempre do que pretendemos como resultado final. Vezes há em que recolhemos uma imagem que, no final, não ficou como desejado. A conversão para P&B pode ser a solução que procuramos para não haver desperdício de trabalho. Assim, as principais razões para esta conversão são a mensagem e a uniformização.

Mensagem

O Preto e Branco é muito utilizado quando pretendemos transmitir a força da mensagem. Normalmente usado pela street photography, o P&B mostram a dureza do dia a dia. Uma reportagem sobre toxicodependência ou escravatura infantil são comummente apresentadas desta forma.

Popularizada nos Jornais (que antigamente era impressos apenas a monocromático) fomos habituados a ler a realidade desta forma.

Num casamento, quando captamos, por exemplo, o pai da noiva a chorar de emoção ou uma outra reação mais sentimental, é normal usarmos o Preto e Branco. Num concerto, quando as luzes criam um efeito mais forte e contrastante, num desporto onde é visível o esforço do atleta, …

Uniformização

Se temos a capacidade de enquadrar e construir uma fotografia, muitas vezes não conseguimos jogar com as cores. Os intervenientes não combinam indumentárias e, por vezes, as cores usadas pelos convidados de uma boda não jogam entre si. Não que estejam mal vestidos, apenas poderá dar um destaque indesejado a algum aspeto indesejado.

Alguém que respira estilo aparece de fato amarelo. Isoladamente, até pela própria figura, poderá não chocar; já junto a outros elementos que primam por cores mais sóbrias, o indivíduo em causa capta a atenção roubando protagonismo. A solução que mais se usa é a conversão para a versão monocromática.

Antes de eliminarem qualquer imagem do rol das “escolhidas”, experimentem passar a Preto e Branco. Na grande maioria das vezes o resultado surpreende pela positiva.

 

Ler também


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia