Blog GUIAS RÁPIDOS OPINIÃO

Conhece, para marcares a diferença


Tempo de Leitura: 2 minutos

Fotografar é muito mais do que simplesmente tirar uma fotografia. Fotografar é conhecer, saber e agir. Conhece tudo (e todos) antes de fotografares.

O planeamento de uma sessão fotográfica vai muito além da escolha do lugar e do equipamento. Se conhecermos estes dois elementos, temos meio caminho andado para uma boa sessão fotográfica. Contudo, damos-te um conselho para uma sessão excelente: “Conhece também quem vais fotografar“.

A fotografia é a representação estática de algo, que pode ser de alguém. Neste caso, para que possamos retratar a personalidade de qualquer indivíduo, devemos ser capazes de saber “do que é capaz” e do que gosta de fazer. Sabermos que expressões lhe são carismáticas, que tipo de expressão usa no sorriso e fazer dela um ponto favorável na captura de uma imagem. Escolher o melhor ângulo, saber se vamos ter a resposta que desejamos quando o/a desafiamos a fazer alguma coisa ou saber como chegamos à fotografia tal e qual a imaginamos pode ser difícil. Conhecer antes de fotografar reduz a incerteza e aumenta a assertividade nos disparos.

Por que razão os desportistas escolhem sempre o mesmo fotógrafo? Eles conhecem-se! O fotógrafo sabe quais os próximos movimentos, os tiques e os truques. Conhece as capacidades e antecipa uma reação. Nos casamentos é igual… Conhecer os noivos e as pessoas mais influentes no casamento podem levar a sessão a um outro nível. Saber o que podemos propôr e saber se (e qual) vamos ter a reação esperada.

Não pensem que têm uma série de opções e que, no dia do evento, vamos testá-las. É preciso falar, saber o que se pretende e se haverá alguém que possa ficar melindrado com alguma abordagem menos tradicional.

Obviamente que há umas sessões mais fáceis do que as outras. A razão para isto acontecer é a cumplicidade entre vocês e quem estão a fotografar. Conhece as pessoas, conhece os locais e, obviamente, conhece o equipamento, Com estas 3 condicionantes, estás a meio caminho de traçar um futuro sorridente no mundo da fotografia.

 


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário