Blog REVIEWS

CaptureLens para total comodidade do fotógrafo


Tempo de Leitura: 3 minutos

O ideal nem sempre é o possível. Seria bem mais fácil termos sempre duas câmaras ao dispor, com uma lente zoom e uma grande angular. Contudo, para muitos, as restrições financeiras levam a que possam ter apenas um corpo. Com o CaptureLens, tudo tem um novo significado.

Já aqui falamos, por várias vezes, dos produtos da Peak Design. É também sabido se sou um adepto fervoroso da marca… Escrevi, em tempos, um artigo sobre a utilização de duas lentes num único corpo e comparei dois produtos comerciais. O CaptureLens da Peak Design e o Lens Flipper da Go Wing. Nesse mesmo artigo referia a vontade de comprar uma solução “chinesa” do acessório, o que não veio a acontecer.

Contactei a Peak Design no sentido de perceber se haveria possibilidade de experimentar o produto deles, o CaptureLens. Para meu espanto, voltaram a aceder ao meu pedido e enviaram-me mais um acessório fantástico, que experimentei durante o Prólogo da prova Extreme XL Lagares, na Ribeira do Porto.

 

ExtremeXLLagares-com-CaptureLens

Foto: Nuno Machado Fotografia (www.nunomachadofotografia.com)

 

A história é simples de contar. Fui fazer a cobertura fotográfica para um órgão de comunicação social, mesmo com algumas restrições em termos de material. Não tive a oportunidade de contactar a DigitalAzul nem a Fragmáticos no sentido de obter um segundo corpo, a usar com a 70-200mm. Ainda assim, e porque queria mesmo colocar à prova as capacidades do CaptureLens, lá fui eu com apenas a minha Canon 6D, a 16-35mm, a 70-200 e o CaptureLens. (Levei ainda uma actionCam para fazer filmagens, mas isso são outros “500”).

Sabia que iria ter dificuldades, até pela velocidade a que as motas passavam, portanto ponderava a sequência de fotografias e “apostava” numa lente. As decisões eram fáceis, não precisava de registar um (ou vários) piloto em concreto. Era escolher o que queria fotografar, como queria ter a fotografia, e pronto.

CaptureLens

CaptureLens é fácil de utilizar! Coloca-se ao cinto (onde eu o usei), acoplado ao CaptureClip. São instaladas as duas lentes, uma em casa extremidade, nos encaixes Canon, no caso da minha configuração (também há para Nikon, obviamente).  Custou-me a perceber como fazia para mudar a lente. Considerando que tenho uma objetiva montada na câmara, a que permanece no CaptureLens deve estar a apontar para o chão. Não só por questões de “equilíbrio” e de peso, mas também porque é mais fácil colocar a lente na cavidade superior (a lente que sai da câmara) e só depois rodar o CaptureLens, mantendo a outra objetiva para cima, para se proceder ao encaixe da “segunda” lente. Parece confuso, mas na realidade não é…

Só não percebi, de imediato, como rodava o CaptureLens para mudar de objetiva. Vi alguns videos, mas confesso que os produtos da Peak Design são extremamente intuitivos para me fazerem ler os manuais. Só depois, (mas pouco) mais tarde percebi que temos de puxar ligeiramente o acessório para fora, para que este rode. Não vá, por uma qualquer razão, haver um toque e termos as lentes soltas, a rodar e a bater contra paredes, chão ou outro obstáculo.


 

Depois de perceber o mecanismo, o funcionamento não desilude. Caramba, que raio de produtos inventam eles… Pudesse eu, garanto que tinha um exemplar de cada. Não há dúvida que Peak Design é sinónimo de Qualidade. Atenção que este artigo não é patrocinado, apenas sincero.

Por mera curiosidade, fui abordado por uma fotógrafa que também fazia a cobertura do evento. Pelos vistos estava farta de olhar e ver-me a mudar lentes. Não resistiu e perguntou-me o que estava eu a usar e como funcionava. Rapidamente, enquanto aguardávamos mais um piloto, fiz uma breve demonstração do CaptureLens. É simples quando tens ali o material todo.

Estou certo que a Peak Design ganhou uma nova adepta. Questionou acerca de preços, qualidade, fiabilidade e referências online para compra. Passado alguns instantes, tínhamos já terminado a conversa, olhei e estava ela, no telemóvel, a pesquisar vídeos do CaptureLens.

Conclusão

A Peak Design é, som dúvida, uma excelente marca de acessórios para fotografia. Eles levam a “coisa” a mesmo sério… Desculpem-me as restantes lojas se estiver a cometer um erro, mas pelo que conheço (e dito pela própria Peak Design), apenas a ColorFoto comercializa estes produtos. Passem pelo site deles em www.colorfoto.pt (não, estes também não me pagaram nada!).


Artigos que podem interessar

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia