GUIAS RÁPIDOS

Apagar os turistas dos locais públicos


Tempo de Leitura: 2 minutos

Quantas vezes visitamos locais de “de culto” (não necessariamente religiosos) e gostaríamos de tirar uma fotografia limpa, sem pessoas, carros, animais ou outros elementos que não fazem parte da paisagem natural?

A grande maioria das vezes, os locais escolhidos são monumentos ou locais de interesse, em zonas (países ou cidades) cuja visita é esporádica e de curta duração. Enquanto turistas, vamos a Paris e fotografamos a Torre Eifel; em Londres o Big Ben; em Pisa, a torre; etc. O normal é tirarmos fotografias com os demais turistas que permanentemente se encontram no local a fazer o mesmo que nós…

O truque é muito simples e consistem e utilizar um tripé e tirar várias fotografias a cada (por exemplo) 10 segundos. De notar que as fotografias deverão ser tiradas com recurso a um comando remoto (com ou sem fios) de modo a minimizar trepidação na câmara. Assim que tiver sensivelmente 20 a 30 fotografias está pronto para o “toque de magia”.

Com recurso a um software de tratamento de imagem – talvez o mais conhecido de todos – o Adobe Photoshop, escolhe a opção “File” – “Scripts” – “Statistics” e a opção “median” e escolher todas as fotografias da sequência. Neste momento, o Photoshop executa um conjunto de operações em que detecta quais são so elementos diferentes e quais os semelhantes nas várias fotografias. Sabendo que os turistas (ou os elementos não permanentes da paisagem) se movem naturalmente, o processo é fácil… desde que determinado elemento não se encontre em, pelo menos, uma fotografia, o Photoshop identifica-o como “intruso” e apaga-o.

Assim, facilmente e com ajuda de um pequeno truque de software, podemos dizer que tivemos a sorte de apanhar a Torre Eifel numa altura em que ninguém estava por perto…

Aproveitem esta dica para melhorar as vossas fotografias eliminando elementos de distração.

 

 


Artigos que podem interessar

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia