Blog INSPIRAÇÃO

Aluguer de material fotográfico. Será este o futuro?

aluguer

Tempo de Leitura: 2 minutos

O material fotográfico é caro. Não há forma de termos disponível todo o equipamento que precisamos, a qualquer altura. O aluguer é, sem dúvida, o futuro da fotografia.

Não! Este artigo não fala de empresas como a Digital Azul nem como a Fragmáticos, com quem mantemos uma relação de proximidade. Este artigo tende a alertar para uma nova onda de aluguer. Uma forma mais pessoal e, por conseguinte, mais barata.

Estamos a falar de plataformas como a Uber, o AirBnB ou outras que permitem disponibilizar o nosso material fotográfico, em detrimento das necessidades de terceiros.

Nem sempre usamos todo o material disponível. Para nós, amadores ou simplesmente apaixonados pela fotografia, o mais certo é termos câmaras, lentes e acessórios mais tempo parados do que em utilização. Neste sentido descobrimos um site inglês chamado Fat Lama que permite o aluguer de qualquer tipo de equipamento, entre o qual material fotográfico.

Esta foi uma ideia que nos passou pelas mãos durante o ano passado (2016) e com a qual decidimos não avançar. Portugal é um mercado pequeno e que vive muito do sucesso das experiências realizadas além fronteiras. Assim, consideramos que apenas depois de termos um caso de sucesso vivido “lá fora” é que todos os potenciais clientes terão a certeza de que podem realizar capital com o seu próprio material.

O aluguer de equipamento fotográfico deverá, a partir de agora, ser vista não apenas como uma forma de termos acesso a configurações que não podemos comprar, mas também como uma forma de rentabilizarmos o nosso próprio investimento.

Deverão, obviamente, ser acauteladas todas as situações de risco como estragar o material ou usá-lo para fins ilícitos. À semelhança do que acontece com as habitações (no caso do AirBnB) ou dos carros (na Uber) deveremos ter a certeza que, quem utilizar este sistema de aluguer, o vai fazer de forma correta.

Acreditamos que o pessoal da Fat Lama são uns visionários e que acabam de abrir as portas a um novo nicho. Voltaremos a este tema com mais detalhes, quem sabe com a notícia de podermos ser pioneiros num sistema de aluguer individual de material fotográfico em Portugal?


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia