Blog OPINIÃO

Adeus fotógrafos de concertos. Olá Fans e smartphone

smartphone-concert

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os concertos de música levam muitos à procura da melhor fotografia, do seu ídolo ou banda de eleição. Contudo, será a fotografia por smartphone suficiente para garantir a qualidade?

Muitos têm sido os relatos de artistas e bandas que interrompem os seus espetáculos, insurgindo-se contra a presença do Smartphone no meio da audiência. Estão mais preocupados com as fotografia do que aproveitam o espetáculo, dizem os principais protagonistas.

Red Hot Chilli Peppers, Jack White ou até mesmo Nick Cave já tomaram ações contra a utilização do novo “melhor amigo do homem” durante os espetáculos. Sempre na perspetiva de valorizar o artista, chegaram a expôr ao ridículos quem dele fizesse uso.

Contudo, surge uma notícia que contraria tudo o que tem vindo a ser feito no sentido de valorizar o espetáculo e e o fotógrafo profissional. Kendrick Lamar baniu todos os fotógrafos dos seus concertos… Mais! Os únicos que estão autorizados a fotografar são mesmo os fãs, com recurso ao smartphone pessoal. Desta forma, diz, garante a realidade do que se passa nos seus espetáculos, bem como a rapidez na divulgação nas Redes Sociais.

O que está um profissional a fazer perante uma outra classe de trabalhadores? Independentemente do valor (elevado ou não) auferido pelos fotógrafos de espetáculos, não estará este cantor a promover a “pirataria”? Não falamos propriamente no que respeita ao mundo da fotografia, mas com o respeito que ele tem perante as outras classes profissionais, como encara ele que se faz valer de meios ilícitos para ter acesso ao seu trabalho?

Num comunicado enviado à Comunicação Social, Kendrick Lamar revela ainda que os Órgãos de Comunicação terão acesso a registos captados pela sua própria equipa.

Não obstante de outros registos de contratos completamente descabidos, obrigados a serem assinados por fotógrafos, para registarem espetáculos de (por exemplo) Taylor Swift, serão estas atitudes normais num mundo cada vez mais anormal?


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia