Blog GUIAS RÁPIDOS

Acessórios indispensáveis para o dia a dia


Tempo de Leitura: 5 minutos

Uma utilização regular do equipamento fotográfico permite uma maior habituação e possibilita uma evolução na fotografia. A prática é o principal aliado na criação de melhores fotografias. Assim, apresentamos os 10 acessórios fundamentais para o dia a dia.

Este artigo não é baseado em qualquer situação real, apenas em vários aspetos que nos levam a enumerar estes acessórios como fundamentais. Queremos com isto dizer que outros acessórios poderão fazer parte da lista de material que nos deve acompanhar. Quando estamos perante uma sessão fotográfica programada, temos consciência do equipamento que iremos necessitar. Ainda assim há sempre algum que poderia ser útil mas, por qualquer razão não foi contemplado. Mas há situações em que levamos a câmara simplesmente para fotografar o que nos é permitido e nos parece interessante. Um passeio pela cidade, uma ida à praia ou ao parque, … sem termos nada em mente que não seja apenas a prática!

Baterias Extra

acessórios-bateriasNão sei se já vos aconteceu, mas o seguro morreu de velho e por vezes somos traídos pelo excesso de confiança. É importante garantir que a bateria da câmara está carregada. Contudo, por uma qualquer avaria ou simplesmente por falta de tempo e preparação, pode acontecer ficarmos sem carga. É importante precavermos situações de embaraço e de incapacidade por falta de energia.

Cartões de Memória

acessórios-cartoes

 

Deverá ser prática comum a limpeza dos cartões de memória. Se formos numa viagem, talvez não nos seja possível fazer a cópia das fotografias para um dispositivo externo, levando-nos a acumular fotografias de dias/sessões diferentes. Nesse caso, é importante que tenhamos cartões a mais para substituir. Por outro lado há também o perigo do próprio cartão se danificar. Aqui surgem duas hipóteses: ou levamos mais cartões de capacidades inferiores ou menos com mais capacidade. Na primeira opção, e em caso de avaria, perdemos menos trabalho, mas temos uma gestão mais complicada. Se optarem por cartões com capacidade superior, têm de trocar menos vezes de cartões, mas em caso de avaria o número de fotografias perdidas será superior.

Bolsa para Cartões de Memória

 

acessórios-bolsacartoes

 

Associado ao item anterior é conveniente que tenhamos um repositório para guardar convenientemente os cartões. Existem várias soluções, desde uma carteira antiga (daquelas de velcro) até caixas específicas para cartões de memória. O importante é que eles não andem a “passear” na mochila ou no saco, sujeitos a estragos.

Mochila ou saco de transporte

 

acessórios-saco

 

Um dos acessórios fundamentais é o saco de transporte ou a mochila. Já aqui escrevemos um artigo sobre a utilização diária do equipamento fotográfico onde revelamos uma solução DIY que, por sinal, é a que utilizamos. Não percam a oportunidade de reler.

Calçado

 

acessórios-calcado

 

Dependendo do percurso que vão fazer, aconselhamos a que estejam confortáveis. Saltos altos (para as senhoras) são proibidos, a menos que vão a uma cerimónia. Contudo, e se o objetivo é praticar, é normal que queiram experimentar ângulos diferentes, por vezes tendo de se dirigir a locais menos próprios. Assim, o conforto deve estar contemplado.

Vestuário adequado

 

acessórios-vestuario

 

O mesmo se passa com o vestuário… Deverão estar à vontade para se mexerem! Além de roupa confortável, adequada à ocasião obviamente, deverão contemplar um casaco para as mudanças de temperatura. Se estivermos numa altura de chuva, não se esqueçam de escolher um impermeável e com capuz!

Tripé

acessórios-tripe

 

Nunca sabemos o que vamos fotografar, mas pode ser conveniente ter um tripé. Uma longa exposição ou eventualmente um auto retrato, quem sabe? Como alternativa podem usar o conhecido “saco de areia”, mas além de ser mais pesado, ocupa mais espaço… Há tripés para todos os gostos, tamanhos e preços. Pessoalmente tenho um Manfrotto Pixievo que cumpre bem com a sua função (custa 26€ na Worten)

Leitor de cartões

 

acessórios-leitorcartoes

 

Este acessório requer um dispositivo extra. Um computador ou um tablet serão obrigatórios para que seja possível copiar e armazenar as fotografias. Contudo, devemos sempre contemplar a utilização deste dispositivo, pelo menos sob uma perspetiva de economia de bateria. Todas as câmaras têm a possibilidade de se ligar ao computador, mas o consumo de bateria no ato da cópia é bastante elevado e pode fazer-nos falta para fotografar.

Filtros

acessórios-filtros

 

Os filtros polarizadores podem trazem um benefício acrescido à fotografia. Dependendo das condições atmosféricas e à nossa capacidade criativa, a utilização de filtros pode resultar num trabalho completamente diferentes. Uma vez que trabalhamos com imagem, os pequenos detalhes podem ser a diferença entre uma boa fotografia e uma fotografia excelente.

Outros acessórios

 

acessórios-outros

 

Há um conjunto de acessórios que, não estando diretamente relacionados com a fotografia, são sempre úteis. Elásticos, fita cola, navalha, cabos, protetor solar, smartphone, dinheiro… A lista é interminável.

 

Tudo isto é perfeitamente válido, mas nunca nos podemos esquecer do essencial – a câmara fotográfica e a(s) objetiva(s). Neste campo deixamos ao vosso critério, mas pode ser uma boa opção escolher apenas uma lente. Liberta espaço, peso e aumenta a capacidade de adaptação ao equipamento.

 


Artigos que podem interessar

1 Comentário

Deixe um Comentário