Blog GUIAS RÁPIDOS

Aborrecido com a fotografia? Tenta estas dicas…


Tempo de Leitura: 2 minutos

A fotografia, como qualquer outro hobbie (ou profissão), pode trazer monotonia. Sente-se aborrecido por fazer sempre a mesma coisa? Então continue a ler…

Por muito que gostemos do que fazemos, profissionalmente ou enquanto passatempo, alturas há em que precisamos e uma lufada de ar fresco. Ninguém se pode gabar de nunca ter tido um único dia sem se sentir aborrecido por fazer “mais do mesmo”. Há sempre, pelo menos uma vez (o que acreditamos que é bem mais do que isso), em que nada faz mais sentido senão deixar a máquina quieta e descansar.

Que tipo de fotografia faz? Retrato? Paisagem? Calculo que fotografa sempre nas mesmas condições, por muitas variantes que inclua em cada sessão. Pois bem, estas 3 dicas poderão animar as próximas sessões fotográficas.

Varie. Saia da Caixa

Fora da caixa é um termo que continua em voga e que significa apenas fazer algo fora do normal. Variar pode passar por simplesmente contrariar todas (ou algumas) situações. Se faz fotografia de retrato, o mais normal é fazê-lo de dia. Em estúdio ou ao ar livre, com uma parede branca ou num jardim ao ar livre, o certo é que o mais normal é fotografar durante o dia. Independentemente da hora da sessão e das condições climatéricas, a luminosidade pode variar. Contudo, continua a ser … de dia.

Fuja da regra e experimente uma sessão à noite. Procure locais bem iluminados, preferencialmente com luzes de cores diferentes. Um painel publicitário, uma montra com LEDs vermelhos e azuis. Coloque o modelo de frente para as luzes e fotografe.

Pense nisto como um “photoshop na vida real“… Experimente, varie… Isto dar-lhe-á outro ânimo não só durante a sessão, mas também na altura de editar. A novidade cria expectativa. A expectativa é inimiga da monotonia e faz com que deixe de ficar aborrecido.

Use uma segunda lente.

Não! Não vai mudar de lentes… Pegue numa segunda lente, com uma “abertura” (não valor de f, mas diâmetro) consideravelmente grande e fotografe sobre ela. Coloque-a um pouco distanciada da câmara e veja por dentro da lente. A estrutura que a reveste faz com que a imagem final saia de pernas para o ar, mas isso é fácil de corrigir no Photoshop (ou Affinity ou outro qualquer programa de edição).

No final, o resultado que poderia ser o mesmo de sempre, revela-se diferente, único, extraordinário.

Visite uma loja de materiais de construção

Pois, não vamos fazer obras… Entre numa Leroy Merlin ou coisa do género (publicidade gratuita à parte) com olhos de fotógrafo. Veja qual o material que pode usar para criar padrões. Um cesto de roupa ou uma qualquer placa perfurada, dá um padrão engraçado quando colocado à luz. Use o artefacto para sombrear o objeto a fotografar. O contraste de luz criado pelas sombras dá um ar de classe até aos produtos mais básicos como um relógio, um lápis ou umas moedas…

Aquilo que pode ser normal para uns será fora da caixa para si. Desta forma, e é isto que importa, os seus seguidores no Facebook e Instagram ficarão surpreendidos e agradados com a mudança. Passarão a estar mais atentos às suas fotografias e expectantes acerca da próxima novidade.

Estas dicas não eliminam o aborrecimento uma vez que, como dissemos no início, ele existe sempre. Simplesmente poderá adiar esse sentimento para um futuro (próximo ou não, só a si compete decidir).

 

artigo adaptado.


Artigos que podem interessar

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia