Blog INSPIRAÇÃO SMARTPHOTO

A nostalgia (de volta) aos dispositivos móveis

As modas são cíclicas e com elas voltam velhos hábitos, sempre adaptados às novas tendências tecnológicas. A nostalgia invade a área da fotografia das formas mais surreais possíveis.

Quem não se lembra das câmaras descartáveis da Kodak (desculpem a publicidade gratuita)? Quem não fotografou com aquelas caixas plásticas, inclusivé à prova de água, de usar e deitar fora? A nostalgia é algo fantástico, que nos remonta a alturas da nossa vida em que éramos uns jovens inconscientes…

Muito se tem feito em termos de filtros fotográficos para relembrar as velhas técnicas e as velhas relíquias do passado. Retro Camera é uma aplicação para android que costumava usar… Brinca-se com modelos de máquinas de outros tempos, recordando aspetos visuais nas fotografias recolhidas. Ainda assim, e embora o excelente aspeto gráfico da aplicação, estamos dependentes apenas de filtros que são instantaneamente aplicados à fotografia.

Ainda assim há coisas que nunca mudam… A tecnologia habituou-nos ao “imediato” e ter de esperar para revelar um rolo fotográfico é mesmo coisa do passado… Ou era! Nasceu um novo conceito, uma nova forma de viver a fotografia de outros tempos e de dar um novo significado à palavra nostalgia.

Chama-se Gudak e faz-nos recuar aos bons velhos anos 80. Com a junção das palavras “Gudagdali” (fora de prazo) e Kodak, a Gudak é uma aplicação para iOS (infelizes, para já, os utilizadores dos outros sistemas operativos móveis). Esta aplicação não só utiliza o mesmo conceito de filtros, como prende o utilizador aos processos e procedimentos existentes na altura. Passamos a explicar…

Gudak (para iOS)

Esta aplicação permite a utilização de 24 fotografias, o mesmo número existente nas câmaras descartáveis de então. Cada fotografia é captada apenas com recurso a um pequeno visor, à semelhança do processo original. Tal como outrora, é importante que tenhamos a consciência e a perspicácia de escolher muito bem quais são as 24 fotografias que vamos usar. Não que tenhamos de gastar dinheiro na revelação do rolo, mas esta aplicação “leva” o mesmo tempo para revelar as fotografias como um estúdio fotográfico dos anos 80. São 3 dias de espera até podermos ver o resultado do nosso esforço. 3 dias de espera, de ansiedade, de nostalgia…

A revelação apresenta flares e outros elementos/ruídos visuais como era costume nas câmaras descartáveis. Uma surpresa bastante agradável para quem pretende levar uma experiência real. Um género de regresso ao passado, com direito a tudo! Mais… Mesmo depois de termos acesso já ao produto final, a aplicação barra-nos a utilização por um período de 12 horas, até podermos usar um “novo rolo”.

Parece ridículo? Sim, com certeza!!! O facto de tornarmos um smartphone de algumas centenas de euros numa câmaras descartável é para muitos impensável. Pessoalmente, estou mortinho por apanhar a versão para android… A aplicação é paga. Custa apenas USD $0,99 e é um valor bastante baixo para uma experiência desta envergadura.

São fãs do revivalismo? Estão prontos para enfrentar a nostalgia com a dedicação necessária? Por favor, aos que experimentarem esta aplicação, façam-nos chegar as vossas opiniões…

Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário