Blog DESAFIOS GUIAS RÁPIDOS

5 ações para captar (mais) clientes


Tempo de Leitura: 3 minutos

Captar novos clientes deve ser uma tarefa contínua. Não obstante do trabalho per si, devemos dedicar algum tempo e esforço ao mercado.

Fazer da fotografia um modo de vida é mais complicado do que se pode pensar. Não basta ser muito bom na fotografia, temos de fazer chegar o nosso trabalho aos olhos dos potenciais clientes. Dessa forma, há processos e ferramentas que devemos usar para alavancar o nosso trabalho e captar a atenção de quem possa vir a precisar dos nossos serviços.

SEO

Search Engine Optimization é uma ferramenta muito utilizado no online. Ela permite-nos dotar o nosso trabalho, seja texto, vídeo ou imagens, de forma a que os motores de buscar como o google o identifique e projete para os lugares cimeiros de uma pesquisa.

Há várias condicionantes que vão “pontuando” uma fotografia (neste caso) e a classificam num lugar mais suscetível de aparecer. Está provado que cada utilizador chega, em média, apenas à 3ª página de pesquisas. Depois de escrever uma ou várias palavras, o utilizador tende a consultar os primeiros links que são apresentados. Não passa da 3ª página…

Questões como o Alt Text (nome alternativo), o próprio nome da imagem e a descrição são questões fundamentais para uma boa classificação. o texto que temos disponível no nosso site também influencia, quer em termos de quantidade, quer em qualidade. A utilização de palavras-chave e a sua utilização nos títulos dos artigos, nos parágrafos, etc. Todo um conjunto de caraterísticas que vão fomentando a classificação de cada página, artigo, imagem, dos nossos sites.

Para quem está familiarizado com o conceito, pode ser um bom investimento em termos de tempo. Caso contrário, o investimento terá mesmo de ser financeiro. Uma aposta que se pode revelar cara, mas compensadora.

Referências Pessoais

Começando com os clientes anteriores, peçam para que vos sejam facultados nomes e contactos de amigos e/ou conhecidos que possam estar interessados no vosso trabalho. A melhor publicidade é o passa palavra ou o boca a boca, como é comum designar.

Eles já conhecem o vosso trabalho, sabem de que forma desempenham as vossas funções e, melhor que uma publicidade paga ou trabalhada, falam com conhecimento de causa.

Portefólio

O suporte físico continua a ser uma das principais ferramentas de publicidade. Há ainda a questão do gosto pessoal de manusear fotografias impressas. Usem algumas das lojas de fotocópias, serviços de impressões rápidas… Eles têm algumas soluções baratas que vos permitem criar mini portefólios que, depois de impressos, podem acompanhar-vos a reuniões. Usem empresas como a SAAL Digital e enviem o vosso trabalho. Certamente terão um resultado bastante melhor do que esperam, por um preço … fantástico.

Poderão levar o caso mais longe e enviarem, ou entregarem pessoalmente, a potenciais clientes que tenham identificado. Agências de publicidade, publicações como jornais locais ou revistas de alguma especialidade. Não ficando muito caro, exige alguma disponibilidade de tempo. Ainda assim, se não estão a trabalhar, tempo é coisa que não falta portanto, …

Plano dos 3 contactos

Uma das ferramentas bastante utilizadas no mundo dos negócios é criar 3 contactos por dia. Não importa qual o suporte que usam: email, telefone, pessoalmente, … não importa, desde que façam os 3 contactos. No final da semana são 15 pessoas mais que conhecem o vosso trabalho; no final do mês são 60…

Rapidamente criam uma rede de contactos que pode não estar disponível para o imediato, mas em breve precisarão de fotografias para o site, o facebookinstagram, ou para um catálogo. Nunca que sabe o que pode sair daí, mas o certo é que a vossa atitude pró ativa vai deixar uma marca positiva, podendo captar a atenção de quem está (aparentemente) distraído.

Projetos Pessoais

O desenvolvimento de projetos pessoais é uma das mais fortes ferramentas de um fotógrafo. Ajudam-nos na evolução, mas também permitem que contactemos pessoas. Dependendo do tema, poderemos estar a braços com uma nova oportunidade de trabalho.

Fotografem todos os bebés que encontrarem na rua. Talvez vos apareça uma sessão de bebés para fazerem. Fotografem todos os carros … vermelhos, azuis, castanhos. Não importa o que vão fotografar, mas escolham um tema e façam-no. Mostrem o resultado nas Redes Sociais. Mais para alimentar o portefólio do que à espera de sucesso através do número de likes.

Criem, expandam-se, não fiquem parados. Adaptem o vosso estilo a um projeto. Definam-no e executem!

 

Não se deixem ficar à sombra da bananeira. Há milhares de ações e atividades que podem fazer para se mostrarem como fotógrafos e captar novos clientes. Algumas requerem investimento, outras nem por isso. Estas são apenas 5 das milhares que podem fazer para se valorizarem perante o potencial mercado.


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário