Blog OPINIÃO

40mm, a rainha de todas as lentes

40mm-pancake

Tempo de Leitura: 2 minutos

Está na altura de devolver a categoria e o reconhecimento àquela que, na verdade, deveria ser intitulada a rainha de todas as lentes – a 40mm (pancake).

Muito de tem falado da qualidade, e essencialmente do preço, da 50mm. Chamam-lhe a fifty nifty, entre outras coisas, e tem reclamado a si a categoria da melhor lente que qualquer fotógrafo deve ter. Na realidade, achamos que está na altura de apresentar a 40mm.

Há a dita “normal” e a pancake. Esta última, com um preço aproximado à 50mm no mercado de usados, é talvez a melhor lente de todas. Considerando que abrimos as hostilidades para uma discussão séria e meticulosa, até porque não serve todos os fotógrafos, haverá sempre quem discorde da nossa opinião.

Contudo, para uma utilização regular, não profissional (ou profissional, caso sirva o propósito do vosso estilo fotográfico), a 40mm pancake tem, na verdade, tudo para ser a lente de eleição.

Sendo ainda considerada o “elo mais fraco” ou o “parente mais pobre”, esta lente é aquela que tem a distância focal mais aproximada à vista humana. Senão vejamos… Sempre que utilizo a minha 50mm noto que tenho de me afastar um pouco da ação para fotografar tudo o que quero. É pequena, leve e “maneirinha”, mas isso também o é a sua parente.

Pancake é a designação que se dá pelo aspeto achatado que tem, fazendo lembrar uma verdadeira panqueca. É mais leve que a 50mm, embora pouco, mas goza de melhor ergonomia.

Com a 40mm montada na câmara, o peso que temos de suportar resume-se essencialmente ao corpo da máquina. O centro de gravidade está muito próximo das nossas mãos (ou mesmo nas nossas mãos), sendo mais fácil mantê-la imóvel, mesmo sem tripé.

Sinceramente não entendemos o não sucesso desta lente comparativamente com a 50mm. O certo é que se lhe demos um pouco mais de atenção, percebemos o quão injustos temos vindo a ser…


Artigos que podem interessar

Sem Comentários

    Deixe um Comentário

    Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia